segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O "poderoso" crescimento populacional

Segundo a pesquisa "Estatísticas do Registro Civil", divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em 1998, os registros de nascimento entre mães menores de 20 anos representavam 21,3% do total. Em 2008, esse percentual foi de 19,4%.
De acordo com a pesquisa, o Pará apresenta o segundo maior percentual de gravidez precoce atingindo a marca de (26%), perde apenas para o Maranhão que obteve (26,2%). Já as menores taxas foram observadas no Distrito Federal (14%) e em São Paulo (15,6%). No Rio de Janeiro, esse percentual é de 18%.
Quem se habilita em apontar causas para o referido problema?
Será que a charge acima apresenta alguma relação?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VÍDEOS BELO MONTE

Disponibilizo dois vídeos antagônicos para fortalecer o debate.



domingo, 22 de novembro de 2009

Belo Monte

Muitos ainda lembram da forte cena em que a índia Kaiapó Tuíra passa seu facão no rosto do engenheiro da Eletronorte, um ato de advertência contra a construção da hidrelétrica de Kararaô, atualmente conhecida como Belo Monte. Mas qual o motivo do episódio?
Nas décadas anteriores, mais precisamente em 70 e 80, a Amazônia recebeu dois grandes projetos de infra-estrutura, as hidrelétricas de Tucuruí (PA) e Balbina (AM). Porém, as gigantescas obras trouxeram uma série de problemas para as populações locais e para o meio ambiente.
Tucuruí e Balbina desalojaram comunidades inteiras, inundaram áreas maiores do que haviam sido planejadas e destruíram a fauna e flora daquelas regiões. O lago de Balbina, a 146 quilômetros de Manaus, proporcionou a inundação da reserva indígena Waimiri-Atroari, mortandade de peixes, escassez de alimentos e fome para as populações locais. A contrapartida, que era o abastecimento de energia elétrica da população local, não foi cumprida. Em 1989, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), analisou a situação do Rio Uatumã, onde a hidrelétrica fora construída, concluiu por sua morte biológica. Em Tucuruí não foi muito diferente. Quase dez mil famílias ficaram sem suas terras, entre indígenas e ribeirinhos que até hoje não tiveram suas situações regularizadas pela Eletronorte. Diante desse quadro, em relação à Belo Monte, é preciso questionar a relação custo-benefício da obra, o destino da energia, os subsídios fornecidos aos grandes projetos e como viverão os povos da floresta?
Foto: Paulo Jares

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Belo Monte é tema de audiência pública no Senado nesta quinta (19/11)


A Comissão de Direitos Humanos de Legislação Participativa do Senado debate, nesta quinta (19/11), os termos do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Aproveitamente Hidrelétrico (AHE) Belo Monte, no Rio Xingu. A reunião será às 10h, em Brasília, na Ala Nilo Coelho, Sala 2, Anexo II, e deve contar com a presença do procurador da República em Altamira (PA), Rodrigo Timóteo.
Embora o leilão para a concessão da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, previsto para 21 de dezembro, deva ser adiado para janeiro de 2010, continuam os debates sobre o EIA e sobre a falta de consulta às populações que seriam impactadas pelo empreendimento. A audiência pública desta quinta-feira, solicitada pela Comissão de Direitos Humanos de Legislação Participativa no Senado, é um exemplo. A possibilidade de adiamento da data do leilão foi levantada pelo secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, que justificou que o prazo original foi afetado pela falta da licença prévia ambiental.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a licença – a ser expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – será liberada quando todas as pendências estiverem solucionadas.
Referência de imagem e texto: www.socioambiental.org

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Atividade de Estudos Amazônicos

Leia atentamente o trecho e o cartaz abaixo:
Na década de 1970, no chamado “Milagre Brasileiro”, o governo militar estimulou a ocupação da Amazônia como política de soberania nacional, oferecendo terras na região para os migrantes: “terras sem homens para homens sem terra”.


                                           Click na imagem para amplia-la.
De acordo com nossa aulas o que representava de fato o slogam “terras sem homens para homens sem terra”.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VALEU PANTERA!!!

A Geografia do futebol brasileiro foi alterada no sábado 01 de novembro de 2009. A equipe do São Raimundo de Santarém sagrou-se campão brasileiro da série D, um feito inédito para a região.
Com o título, o Oeste paraense surge no mapa dos campeões brasileiros, uma vitória grandiosa se colocarmos claramente todos os adversários que foram derrotados durante todo o ano de 2009.
Parabéns São Raimundo, parabéns Santarém!
Vamos lá São Francisco!