sábado, 4 de junho de 2011

Viva o dia mundial do meio ambiente!

Para o dia mundial do meio ambiente deixo a postagem e a foto abaixo.
Como me relacionar de maneira sustentável com o meio em que vivo, se não consigo relacionar-me com o meu semelhante, se com este tenho “diferenças” a serem trabalhadas?
Como trabalhar a educação ambiental, tema transversal, interdisciplinar, se me considero superior aos profissionais de outras áreas do conhecimento, ou mesmo aos colegas que trabalham na mesma instituição?
É importante lembrar que acabar com as diferenças, não significa eliminar, excluir os diferentes. Imaginar que pode homogeneizar uma classe escolar ou uma categoria profissional. Quando não consegue e, nunca vai conseguir, procura afastar os diferentes.
E assim...
Viva o dia mundial do meio ambiente!
Baia do Marajó - Pará

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A divisão do Estado do Pará II

A divisão não será a panacéia para estado do Pará. Continuaremos verificando regiões de elevado PIB per capita, porém com baixos IDHs. Um dos exemplos claros estampou as manchetes dos jornais recentemente, refiro-me ao município de Parauapebas, grande arrecadador de impostos ligados ao setor mineral, mas sua população não se beneficia disso.
Estudos mostram que o crescimento econômico do município está inversamente ligado ao desenvolvimento humano, a concentração de renda é elevadíssima e a população apresenta níveis de pobreza superior a do atual estado do Pará e do Brasil.
Com essas e outras evidências, fica claro que a divisão do estado do Pará beneficiará, sobretudo, as elites locais que vislumbram o poder executivo dos possíveis novos estados, com pouca ou nenhuma preocupação com desenvolvimento humano local.
Leia mais sobre o assunto aqui.