quarta-feira, 15 de julho de 2009

CADÊ O FIDÉLIS?

Observando alguns mapas de Belém, disponibilizados no site da prefeitura, encontrei a planta ao lado que mostra a ilha de Caratateua, para minha surpresa todo o bairro do Fidélis desapareceu do documento oficial, será descuido ou desconhecimento?
Porém o “esquecimento” não parou por ai, as escolas municipais Monsenhor José Maria Azevedo e Helder Fialho Dias, também não aparecem destacadas na planta em questão, mas são instituições municipais não poderiam ser excluídas de um documento criado pela prefeitura, sejam eles de qualquer secretaria. É certo que as pessoas que moram no Fidélis e as comunidades escolares do Monsenhor Azevedo e Helder Fialho são muito importantes para serem esquecidas.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO PARÁ

O Pará é dividido e classificado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em micros e mesorregiões levando em consideração apenas os aspéctos físicos e climáticos, esquecendo-se dos fatores sociais, econômicos e pluralistas presentes em cada região, que não pode ser analisada de um ponto de vista isolado sem levar em consideração as características socio-culturais do povo que a compõe, sendo este o principal elemento de transformação do espaço e presevação dos costumes inerentes em cada etnia. Foi pensando nisso que o Estado, baseado em pesquisas bastante fundamentadas, estabeleceu uma nova classificação levando em conta principalmente os dados sociais e culturais criando as Regiões de Integração, uma nova classificação do espaço paraense.

sábado, 4 de julho de 2009

PRAIAS SEMPRE IMPRÓPRIAS

Se 92%, 274,5 milhões de litros de esgoto produzidos diariamente na capital paraense são descartados inadequadamente através de soluções individuais, geralmente fossas, que infiltram esse esgoto no solo e contaminam o aqüífero subterrâneo (lençol subterrâneo de água), uma vez que possuem baixa eficiência. Sendo assim, não é novidade para ninguém que as praias localizadas na região metropolitana de Belém, sobretudo as de Icoaraci e Caratateua, sempre estarão impróprias para banho. Nossos jornais e televisões parecem ter um roteiro de pauta anual que apenas retiram da gaveta, batem a poeira e levam ao ar, pois sempre verificamos as mesmas noticias, ano após ano.
Em 2004, um estudo realizado pela bolsista Bianca Coelho Machado, orientado pela professora Vera Maria Nobre Braz, ambas da UFPA, obteve a seguinte conclusão: as praias da Ilha de Caratateua e do distrito de Icoaraci, que encontraram-se impróprias em ambos os períodos. Se nada foi feito no período de 2004 a 2009 em termos de saneamento básico, é fácil saber como encontram-se tais praias.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O GIGANTE DOS MUNICÍPIOS

O município de Altamira, localizado na mesorregião do Sudoeste Paraense, possui uma área territorial de 159.695,94 km² representando 12,80 % do Estado, 4,14 % da Região e 1,88 % de todo o território brasileiro. A gigantesca área coloca o município paraense como o 1º colocado em extensão territorial, superando a área territorial de seis países europeus juntos (Holanda 41.864 km², Bélgica 30. 528 km², Luxemburgo 51,46 km², Dinamarca: 43.093 km², País de Gales 20.779 km² e Irlanda do Norte 13.843 km²)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

FINANCIAMENTO FEDERAL E DANOS AMBIENTAIS EM ICOARACI II

Desde 2006, já se constatou através de laudo técnico do IML do estado do Pará que o curtume Ideal, localizado na estrada da Maracacuera, distrito de Icoaraci em Belém, agride o rio Piraíba, outro estudo apresentado no II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica João Pessoa - PB - 2007, concluiu que a carga de nitrogênio amoniacal, mais as demandas determinadas com base nas relações estequiométricas acima, fica evidente em se afirmar que os comportamentos do pH e OD no rio Piraíba estão sendo alterados pela sobrecarga de nitrogênio amoniacal oriunda do sulfato de amônia utilizado na etapa purgagem/maceração e do material protéico removido durante o processamento de couro, os quais deverão ocasionar a mortandade de peixes e camarões existentes nesse ambiente aquático.

Estamos em meados de 2009 e ainda percebemos o odor insuportável produzido pelo curtume.
Onde estão os Estudos e o relatório de impactos ambientais da empresa, será que não eram pré-requisitos para a liberação das verbas do FNO/Basa, ou existe alguma relação com a prisão do diretor do banco da amazônia?
A Pergunta que não quer calar:
Por que com todas as evidências nossas autoridades ainda não resolveram o problema?????

Foto: Tatiana Tavares 2009