sábado, 2 de maio de 2009

O Relevo e a hidrografia da Amazônia

O relevo Amazônico é na sua maioria de baixa altitute, em razão das planícies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depressões. No extremo norte, há um pequeno pedaço de planalto (planaltos residuais norte-amazônicos), e logo embaixo, uma grande depressão (depressão marginal norte-amazônica). Há também pequenas partes de planaltos residuais no sul da região. Por fim, no leste há a depressão do Araguaia, e também planaltos e chapadas da bacia do Parnaíba. Destacando que no ponto mais setentrional do país, no planalto residual norte-amazônico, estão os picos mais altos do Brasil: o Pico da Neblina (3014m) e o 31 de Março (2992m).
- Hidrografia: a hidrografia da Amazônia é a característica mais marcante deste complexo regional. Contém a maior bacia hidrográfica do planeta, que se extende por mais de 7 milhões de quilômetros quadrados (4 milhões no Brasil). O rio Amazonas contribui com boa parte desse número, pois sua extensão da nascente à foz é de 7100km. As nascentes dos rios mais importantes, como Solimões, Negro, Madeira, etc, nascem na cordilheira dos Andes, no Peru. Alguns atravessam outros países antes de chegar ao Brasil, como Equador, Colômbia, Venezuela, Guianas, etc.
Mapa da Hidrografia AmazônicaToda esta rede hidrográfica depende de dois fatores: a floresta amazônica, e o clima equatorial, com chuvas em quase todos os dias do ano

8 comentários:

Anônimo disse...

Opinião emocionante neste espaço, textos como aqui vemos demonstram valor ao indivíduo que aparecer neste espaço :)
Faz mais do teu blogue, a todos os teus amigos.

Anônimo disse...

Oi foi a 2ª vez que encontrei o teu blog e reflecti tanto!Espectacular Trabalho!
Até à próxima

Anônimo disse...

oi cara o seu blog é uma merda eu não gostei desculpe se eu fui muito cincero mai eu não consegui encontrar o que eu procurava.

Mauro Torres disse...

Anônimo, muito obrigado pela sinceridade escrita com C.

Anônimo disse...

que bosta e essa ta ficando doido?

Jaquilene Vasconcelos disse...

Adorei as informações do seu blog,e sinceramente com "s"rsrsr.. contribuiu muito nos meus estudos...
Parabéns!!!

Gabi Vitoriaaah disse...

Toooop de linha kkk!

Gabi Vitoriaaah disse...

Muchas gracias !