segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia do Professor

Nossa homenagem aos professores vai em forma de lembrança ao maior geógrafo brasileiro.
“O sonho obriga o homem a pensar”
Milton Santos (1926-2001) é considerado o maior geógrafo brasileiro pelos colegas de profissão. O professor de voz calma e olhar tranquilo sublinhou o aspecto humano da geografia e criticou a globalização perversa. Via na população pobre o ator social capaz de promover uma outra globalização, que defendeu em livros e conferências pelo mundo.

3 comentários:

Rocio Rodi disse...

Olá, Mauro!
Sou admiradora de Milton Santos também. Grata idnetificação. Tenho um livro dele que gosto muito é "Pensando o espaço do homem" (1982), quando ele nos faz pensar a partir do lugar que pensamos ocupar. Tomamos de empréstimo das gerações futuras pois também herdamos das gerações anteriores. Tudo é sagerado! Inclusive nossos sonhos, desejos, expectativas e atitudes - somos a natureza humana dessa teia. E como vamos em nossa humanidade?
Adorei suas postagens. E parei nesta daqui. Porque você nos convida a sonhar e a pensar, muito boa articulação.
Ah! para isso vou utilizar de uma citação do próprio Milton Santos (1982) quando enuncia Lefèbvre (p.21): "a forma do espaço social é o encontro, a reunião, a simultaneidade" enquanto "o espaço-natureza justapõe, dispersa". Ou seja, há cumplicidade no espaço social, que é manipulado para aprofundar as diferenças de classes, assim o espaço une e separa os homens... Neste contexto vivemos, sobrevivemos, ressignificamos e vamos ao encontro do que seja a Educação Ambiental. É o pensamento complexo - que pressupõe relações e dependências multidimensionais entre todos os saberes e legitima o pensamento mítico-simbólico-mágico tanto quanto o racional-lógico-científico.
Parabéns pelo Blog e premiações merecidas!
Maria do Rocio

Rocio Rodi disse...

Corrigindo erros de digitação. Onde se lê: idnetificação, leia-se "identificação"; e onde também se lê: sagerado, leia-se "sagrado".

Mauro Torres disse...

professora Rocio,
Como sempre, sábios comentários.
A vida é Geografia, todos somos geógrafos, pois vivemos no espaço geográfico, no território, no lugar. Vivemos cotidianamente nos relacionando com todas as categorias da ciência geográfica e, tentando desvendar as máscaras sociais como disse Rui Moreira.