sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O novo município paraense - MOJUÍ DOS CAMPOS

O mais novo município paraense, Mojuí dos Campos, atualmente distrito de Santarém, foi emancipado este ano depois de uma longa espera dos seus moradores, mais de 10 anos se passaram para ver seu sonho concretizado. O município nasce maior que muitos municípios do estado, com cerca de 32 mil habitantes. A emancipação política de Mojuí estava emperrada em Brasilía pela burocracia e pela antiga Emenda Constitucional 15, de 1996, que tornava praticamente impossível a criação de novas unidades municipais. Sua criação voltou a ser discutida ano passado, quando o Senado aprovou a Emenda Constitucional 57/08, que regulamenta a criação de novos municípios, tornando-as mais fáceis. A instalação de Mojuí dos Campos como município deverá ocorrer dia 1º de janeiro de 2010, depois das eleições que vão eleger prefeito, vice-prefeito e 9 vereadores, previstas para o mês de dezembro, segundo o TRE, alterando o número de municípios paraenses para 144 unidades.

3 comentários:

antonia disse...

Eu Morei 30 anos em Mojui dos Campos e participei do Projeto de emancipação do mesmo e fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que hoje Mojui esta Mancipado, estou passando alguns dias no estado do Ceará no Municipio de Quixadá mas logo em breve estari voltando para a minha cidade Natal.

Assina Antonia Alfredinha de Sousa

Unknown disse...

marivaldo tabosa
eu naci e me criei em mojui dos campos, hoje (06/05/2011)
faz 20 anos que me mudei para manaus.
fico feliz de saber notícias de mojuí
mais ao mesmo tempo um pouco triste,
porque apesar de saber que mojuí se tornou município me paresse que quase nada ainda mudou por lá. mais eu acredito que as autoridades regionas iram holhar com um pouco mais de carinho e fazer augo pela aquele povo tão sofrido.

manaus 06/maio/2011

Anônimo disse...

Antonio

Espero que quem governa pela primeira veis,que deseivova e faça estoria como a familha Walfredo fez.