segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O "poderoso" crescimento populacional

Segundo a pesquisa "Estatísticas do Registro Civil", divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Em 1998, os registros de nascimento entre mães menores de 20 anos representavam 21,3% do total. Em 2008, esse percentual foi de 19,4%.
De acordo com a pesquisa, o Pará apresenta o segundo maior percentual de gravidez precoce atingindo a marca de (26%), perde apenas para o Maranhão que obteve (26,2%). Já as menores taxas foram observadas no Distrito Federal (14%) e em São Paulo (15,6%). No Rio de Janeiro, esse percentual é de 18%.
Quem se habilita em apontar causas para o referido problema?
Será que a charge acima apresenta alguma relação?

2 comentários:

Maria do Rocio disse...

É Mauro,
a tua charge é um bom indutor. Lamentável!

Mauro Torres disse...

Nasci na Condor e fui criado no Guamá, bairros dos mais pobres e violentos de Belém, sobreviver em lugares como esses não é tarefa muito fácil. O que a charge mostra pode ser visto ou fotografado em qualquer esquina da periferia do Guamá, Terra firme, Barreiro, Cabanagem, Bengui, Tapanã. Na vila onde morava, por qualquer janela que se olhasse, tal imagem estaria estampada, não em charge, mas real, com todas as cores que vida pode oferecer.
Os números da pesquisa mostram décadas de descaso, de um “dragão” famigerado que cresce a cada ano e ninguém percebe, ou faz que não percebe, para “melhor” viver. As autoridades buscam as causas de tanta violência, porém não se faz relação ao referido “cospe fogo” mencionado anteriormente.
Rui Moreira, renomado geógrafo afirma que a geografia “serve para desvendar máscaras sociais”. Sendo assim...