sexta-feira, 5 de março de 2010

Pará, dendê e biodiesel

Os maiores cultivos do país estão atualmente localizados no Pará e a empresa mais importante desse segmento é o Grupo Agropalma, responsável por cerca de 70% da produção nacional, desenvolvendo essa atividade em uma área de 107 mil ha. que abrange principalmente os municípios de Tailândia, Acará e Moju e envolve cooperativas de pequenos produtores. Nos últimos anos, esses cultivos estenderam-se para novos municípios, como Benevides, Santa Izabel do Pará, Santo Antonio do Tauá Castanhal, Igarapé Açu, no nordeste paraense e, com isso, a produção total desse Estado em 2007 foi de aproximadamente 750 mil toneladas de óleo bruto.
Em 2008, entrou em funcionamento o mercado nacional de biodiesel, tendo como base a adição de 2% de óleo vegetal ao diesel e, apesar do predomínio do óleo de soja, ampliaram-se as perspectivas favoráveis para a expansão do palm oil na Região. Tomando como base essas novas tendências do mercado brasileiro, levantamentos e estudos realizados pela Embrapa estimam que o Estado do Pará dispõe de cerca de 5 milhões de hectares aptos para o cultivo do dendê Além disso, a Embrapa implantou recentemente um pólo experimental de cultivo e extração desse óleo no município de Rio Preto da Eva, no Amazonas, e há vários novos investimentos de empresas privadas em curso nesses dois estados e em Rondônia e Roraima.

1 comentários:

Elton Jean Peixoto disse...

Mauro,

Tenho um mapa que evidencia o Pólo de Biodiesel no Pará, creio que ele poderá servir para você em suas apresentações em sala, mande seu e-mail para mim para que eu possa mandar para você.

meu e-mail: eltongeopa@gmail.com


Grande abraço!!!