sábado, 13 de junho de 2009

Manaus 2014

Cinco anos antes da seleção brasileira entrar em campo para disputar a copa de 2014, nós paraenses já estamos derrotados, desesperançosos, pois a grande competição poderia, quem sabe, melhorar nossa qualidade de vida, mesmo que apenas solucionasse o caos que se encontra o transporte urbano de Belém.
Nossa infra-estrutura é precária, precisaríamos melhorar muito, não temos o elementar, nos falta... não enumerarei cada item, pois isso alongaria sobremaneira a postagem.
A imagem ao lado ilustra muito bem o que é falta de infra-estrutura. Uma cidade com tais problemas não poderia mesmo sediar um evento tão importante. Os turistas europeus precisam focar seus lindos olhos claros em paisagens preservadas, pouco agredidas pela ação antrópica. A imagem mostrada seria uma agressão sem igual, um local como o mostrado ao lado não deveria nem ter sido indicado como uma possível candidata a subsediar jogos do mundial, sobretudo pelo valor absurdo dos astros que desfilarão nos gramados brasileiros.
Mas nós estamos falando de um grande espetáculo capitalista, de interesses políticos e econômicos que superam os itens meramente técnicos, enveredam pelos lobbys, pelo "jeitinho brasileiro", pelos dólares nas cuecas, pelas inúmeras formas de corrupção, nas quais somos também imbatíveis. Levando em consideração os últimos critérios verificados e avaliados a cidade da foto ao lado conseguiu ser subsede da copa de 2014. Parabéns MANAUS!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que a tati não se preocupe com o que vou dizer. Você é perfeito! Adorei!

Silvana Siqueira disse...

Sou Paraense e moro a 3 anos em Curitiba.

Fiquei triste sim em saber que Belém ficou fora da maior festa do futebol mundial, mas não acho que o povo paraense deva se sentir derrotado.

Muito menos de ficar choramingando e especulando os "porques" de manaus ter sido escolhida e blá blá blá...

Acho que já passou da hora de melhorar as coisas por aí. Olhar para o nosso próprio umbigo e tomar vergonha na cara.

Bola pra frente. Literalmente.

Luiz Giovano disse...

Eh professor, soube expressar bem do pq Manaus foi escolhida, Belem eh um paraíso q precisa ser mantido nos bastidores pra nao suscitar a ganancia dos ''de olhos azuis''... E enquanto a pobre Manaus crescerá 10 ou 20 anos em apenas 5 Belem continuará primitiva em todos os aspectos possíveis. Lamentarei por muito tempo o q vai acontecer com a minha cidade nesses próximos anos, mas sei q vou me conformar com o progresso e todas as outras vantagens q serão obtidas com a copa, pois no fundo somos todos capitalistas certo?