Latossolos: É a classe de solo de maior ocorrência no país, são bem drenados, profundos, porosos e permeáveis, com colorações que variam do amarelo ao vermelho escuro (com exceção do horizonte A que é normalmente mais enegrecido devido à presença de matéria orgânica). Ocorrem em áreas de topografia suave e de relevo mais acidentado. Os Latossolos são geralmente acidificados e possuem baixa fertilidade natural, salvo algumas exceções. A facilidade de mecanização de maior parte de suas áreas de ocorrência tem permitido sua intensa utilização agrícola. São diferenciados pela cor, que lhes é atribuída pelo teor de óxido de ferro. As áreas de Latossolos se apresentam originalmente cobertas por floresta tropical, floresta semicaducifólia (Sul do Estado) e campos cerrados. Os Latossolos possuem qualidades para atender com sucesso aos cultivos florestais, desde que corrigidas as deficiências químicas comumente existentes nos de maior expressão geográfica. Os mais representativos Latossolos são:
a)Latossolo Vermelho Amarelo: Ocorre com expressividade no Noroeste, Sudeste eSudoeste do Estado. Sedimentos do Terciário correspondem ao material originário, consequentemente, a fertilidade natural, assim como a saturação de bases, é geralmente baixa. A textura se apresenta bastante variável.
b) Latossolo Amarelo: Ocupa significativas porções da área metropolitana de Belém e adjacências, Nordeste do Estado e numa forma igualmente expressiva no Baixo Amazonas. São solos amadurecidos com pH variando de ácido a muito ácido. O teor de argila é bastante variável,

o que lhe confere a textura média a muito pesada. O material originário corresponde a sedimentos sendo, por isso, pobre em bases. Sua coloração amarela é atribuída ao baixo teor de ferro. O Latossolo do tipo Amarelo Húmico apresenta coloração mais escura, devido ao teor de matéria orgânica supostamente originária de uma longínqua ação humana, o que lhe confere boa reserva de bases trocáveis e, consequentemente, boa fertilidade. Este se encontra distribuído em pequenas áreas aplainadas no Baixo Amazonas e na mesorregião do Marajó.
c) Latossolo Roxo: Ocorre nos municípios de Monte-Alegre, Óbidos, Oriximiná, nos rios Trombetas e Jamundá, e região Sul do Estado do Pará. Possui coloração bruno-avermelhado escuro que, quando molhado, assemelha-se a roxo.

Apresenta pequena variação de cor entre os horizontes e abundância de minerais pesados com atração ao imã. Formado a partir de rochas eruptivas, possui fração mineral de elevado valor em termos de elementos úteis às plantas e pH quase neutro, logo, sua fertilidade assegura boa produtividade em qualquer tipo de cultivo. O Laterítico bruno-avermelhado é frequentemente associado ao Latossolo Roxo, e se assemelha a este no que concerne à coloração, material originário, grau de fertilidade, distribuição geográfica e ao potencial de uso em reflorestamento. A diferença mais marcante entre eles se deve ao fato de o Laterítico-Bruno-Avermelhado apresentar, quando desidratado, estrutura subangular melhor definida.
Podzólicos: Depois dos Latossolos, os Podzólicos são os solos de maior ocorrência nopaís. São relativamente profundos, férteis, bem drenados, normalmente acidificados, com textura variando de média à argilosa, com diferença textural marcante entre o horizonte A e o 6. Tal qual os Latossolos, também apresenta cores que variam do amarelo ao vermelho escuro diferenciando-se daqueles pela menor profundidade e, principalmente, pelo acúmulo de argila no horizonte B em relação ao horizonte A. Os Podzólicos, são muito propícios à erosão não só pelo maior conteúdo de argila, que dificulta a penetração de água no perfil, mas também por ocorrer em área de topografia mais movimentada. Isso não inviabiliza sua utilização no reflorestamento, mas requer cuidados especiais no seu manejo. Floresta tropical corresponde a sua cobertura vegetal original. Podzólico do tipo Vermelho-Amarelo pode ser encontrado no Estado de forma pulverizada na parte Nordeste, Sudeste, Sul e no Baixo Amazonas.
Concrecionário Laterítico: Vieira et ai. (1971) define esta unidade como solos formados por misturas de partículas mineralógicas finas e concreções de um arenito ferruginoso (Laterita) de vários diâmetros, que em alguns casos preenchem completamente um perfil tipicamente latossólico. A coloração varia do bruno ao bruno amarelo-escuro (no horizonte A); e do bruno amarelado ao vermelho amarelado (no horizonte B). Apresentam-se mediamente profundos, frequentemente acidificados, com textura pesada e com baixa capacidade de trocas e saturação de bases, logo, o seu potencial de uso em cultivos florestais é limitado, apesar disso, quando bem manejado permite resultados satisfatórios na silvicultura. O revestimento florístico original do Concrecionário Laterítico corresponde à floresta tropical, mas pode ocorrer também no campo cerrado. Ocorre frequentemente em relevo ondulado, nas áreas próximas a Belém, Zona Bragantina, Sudeste paraense e Baixo Amazonas.
Solos de Areias Quartzosas: De coloração vermelho-amarelada, são solos profundos,de textura grosseira, constituídos de areia quartzo, drenagem excessiva, baixa fertilidade natural, baixos teores de bases trocáveis, baixo teor de argila e baixa capacidade de armazenamento deágua. O revestimento original corresponde à floresta onde predominam componentes de fustefino, sendo esses solos igualmente revestidos por campo cerrado e campo limpo. Encontra-se em superfície aplainadas de alguns municípios do Norte, Sul e Centro do Estado. É inadequado para reflorestamento.
Podzol Hidromórfico: Ocorre no Norte, Nordeste e Sul do Estado. É coberto originalmente por gramíneas, arbustos e, por vezes, por componentes arbóreos de fuste fino e longo. De coloração branco-acinzentado, possui textura arenosa, acidez elevada, baixa fertilidade natural e baixos teores de bases trocáveis é, portanto, inadequado ao reflorestamento, sendo normalmente utilizado como fonte de areia para construção civil. Plantios realizados neste tipo de solo apresentaram baixo índice de sobrevivência (20-22%) e baixa produtividade das plantas remanescentes.

Outras unidades poderiam ser pormenorizadas no molde das já mencionadas, a omissão foi proposital em virtude da menor expressão geográfica que representam, do pouco potencial ao cultivo ou ainda por serem impróprias ao reflorestamento na forma abordada aqui. Em suma, são elas, os Solos Gleizados em suas diversas formas encontrados próximos de rios, córregos, lagos, na ilha do Marajó e nas baixadas onde ocorrem inundações periódicas, o Grumosolou Vertissolo encontrado em Alenquer com alguns predicativos favoráveis ao cultivo ainda que carente em P2O5, o Regoso/com atributos que o assemelha ao Podzol Hidromórfico, distribuído em pequenas porções por todo Estado, e por fim o Litólico, bastante raso e por vezes com afloramento rochoso, encontrado em regiões de topografia ondulada.
Bibliografia:
CARVALHO, M.S. Manual de reflorestamento. Belém: Sagrada Família, 2006.